Em 1939, Fath já criava o estilo de vestir que, em 1947, seria conhecido como o New Look , de Christian Dior: vestidos bem acinturados, com saias super rodadas e logo abaixo dos joelhos. Elegantíssimos ! Nessa época, sua carreira foi interrompida pela Segunda Guerra Mundial. Êle assim como outros modistas, foi preso em 1940. Hitler queria tirar a alta-costura de Paris e mudá-la para Berlim, mas não deu certo. Quando êle foi libertado, reabriu sua maison em Paris que, aos poucos, partiu para o lado do prêt-a-porter. Jacques Fath , Christian Dior e Pierre Balmain tornaram-se as três figuras mais influentes da alta-costura do pós Segunda Guerra. Criar o vestido de casamento (e todo seu enxoval ) da atriz Rita Hayworth- uma das mais belas mulheres do mundo,com o principe Ali Khan, em 1949, foi a gota d'água para o sucesso maior desse costureiro carismático.
Também em 1939, casou-se com sua ex-modelo formada em moda, Geneviève Boucher de la Bruyère com quem teve um filho:Philippe. Antes de se casarem a elegante Geneviève já havia sido secretária da Chanel. Tornaram-se um dos casais mais fotografados de Paris. Jacques Fath além de talantoso, era charmoso e muito alegre. Adorava decorar sua casa de campo, adquirida em 1949, o chateau de Coberville do séc.XVII . Quando seus desfiles em Paris acabavam, êle levava manequins, amigos e clientes para suas memoráveis festas nesse belíssimo local. Uma das maiores festas foi "Carnival in Rio," em agosto de 1952.
Passaram por seu atelier, como aprendizes e assistentes, figuras que mais tarde criariam suas próprias e tão renomadas marcas: Givenchy, Guy Laroche e Valentino.
O 1º perfume da grife foi lançado em 1945: Chasuble. Em 1947 vieram Iris Gris (considerado obra-prima e muito caro) e Green Water. Três anos mais tarde, surgiu Canasta e, em 1953,foi a vez de Fath de Fath, num belo frasco. Depois: Les Folies de Fath, Yin Yang, Yin 2, Ellipse.
Em 2009 , recriaram Fath pour L'Homme e Irissime (homenagem ao original Iris Gris). Recentes lançamentos: White Irissime, Irissime Noir,La Femme de Fath, Monsieur Fath etc.
O estilista tinha apenas 42 anos, em 13.11.1954, quando morreu de leucemia em Paris, enquanto desenhava sua coleção outono/inverno 1954-1955. Presume-se que havia 4.000 pessoas no seu funeral na Igreja de Saint Pierre de Chaillot. Geneviève assumiu a direção da maison, após a morte do marido, mas logo enfrentou a queda da mesma,em se tratando de roupas, que se apagou no final daquela década. A grife mudou de mãos inúmeras vezes até voltar a ser como antes. Em 1957, a empresa continuou mas só com acessórios, lingerie e perfumaria.
A editora Assouline publicou em N.York um livro sobre Jacques Fath, de Jeromine Savignon.
fonte: Architectural Digest americana - Out/1994
Internet
O jovem costureiro
Jacques e Geneviève:no casamento
Um de seus trajes
Outro traje
Château de Coberville
Chasuble
Iris Gris
![]() |
Fath de Fath |
Fath pour L' Homme
Irissime Noir
![]() |
Les Folies de Fath |