Em 1985 fundou a marca DK (desde 1994 passou para DKNY) junto do escultor Stephan Weiss, seu novo marido e partner, o que incluia roupas femininas, lingeries e acessórios.
A linha masculina começou em 1992. Nesse mesmo ano, surgia outro produto: os perfumes . Donna Karan , o perfume, foi lançado na Europa e o frasco foi desenhado por Stephan. Seguindo, vieram o masculino Men Fuel e o feminino Cashmere Mist, ambos em 1994. Aí não parou mais: Be Delicious (a maçâ verde!). Be Delicious Rio, Delicious Charmingly Delicious, Chaos, Be Desired, Love From New York, Mandarin Neroli, My NY (2014). Nos intervalos de um e de outro perfume criou muitos "Delicious" de tipos e cores diferentes. A atriz ucraniana Milla Jovovich emprestou seu rosto como imagem da DKNY, por anos .
Filha de um alfaiate de Long Island, além de empreendedora e de ter um gôsto incrível , é uma das raras mulheres a reinar no universo da moda americana. O estilo da grife sempre chamou a atenção pela elegância e sofisticação, porém descontraida. Donna se preocupou mais na mulher comum que é dona-de-casa, mãe e trabalha fora. O certo é que a estilista se espelhou nela própria, que sentia dificuldade de encontrar o que precisava no seu closet: uma roupa básica confortável, mas extremamente chic, além de acessivel ao bolso. Ela ja disse nos anos 1990 " o que faz tôda a diferença é que uso as roupas que eu desenho."
Em 2001 Stephan Weiss morre. E em 2015, Donna passou adiante a direção criatíva da grife , mas sem deixar de assessora-la . Hoje, seu império brilha em 80 paises com 150 lojas.
Donna Karan tem seu elegante e clean apartamento em Manhattan, onde optou pelo lado zen na decoração, para suas meditações. Mas o casal construiu uma magnifica casa para weekend, em Long Island, mais precisamete nas Hamptons -a exclusiva praia dos novaiorquinos , a 2 horas de Nova York. A mansão debruçada sobre a costa Atlântica é seu paraíso. A estilista que se diz uma mulher praiana, solar, repete: "e neste pedaço de serenidade que escapo ao stress do meu dia-a-dia, onde passo meus momentos de descompressão ."
Como ela é adepta fervorosa de Mercado das Pulgas de Paris e de Londres são de lá as aquisições para decorar a casa. Ela soube harmonizar , como poucos, em suntuosas composições em branco e dourado, colunas e portas antigas incríveis, belissimos espelhos de varios tipos e tamanhos, esculturas, armários e outros móveis do séc.
XVII. O espirito barroco exuberante e sofisticadíssimo faz lembrar o passado, porém com um olhar moderno, descontraído. Confortáveis sofás e cadeiras são forrados de puro algodão ou linho. Renda e adamascado cobrem mesas e camas. Tudo em branco ou, às vezes, marfim. Tôda essa beleza vem perfumada por muitas flores como lírios, margaridas e rosas. Brancas , simplesmente ! O colorido que poderia faltar, vem do oceano e do jardim.
fonte: Architectural Digest americana - out/ 1994
Elle Décoration francesa- dez/ 1994 - jan/1995
Donna Karan
Donna e Stephan Weiss
Mansão nas Hamptons
Maison na Madison, NY.
Loja de Londres
![]() |
Be Delicious |
![]() |
Red Delicious |
Cashmere Mist
My NY
![]() |
Men Fuel |
![]() |
Mandarin Neroli |