A ruivíssima Sonia foi batizada como Sonia Flis. Nasceu em Neuilly-sur-Seine, na França, em 25.05.1930. De origem judaica, seu pai era relojoeiro, nascido na Romênia e sua mãe era Russa. Sonia era a mais velha dos 5 filhos do casal . Na juventude, já era intelectualizada com a paixão pelos livros e por museus. Tinha como amigos, escritores,filósofos e cineastas. Porém, seu casamento em 1953 com Sam Rykiel , mudou o rumo de sua vida. Começou a trabalhar com moda na loja "Laura," do marido,onde pôde lançar seus tricôs , cujo sucesso foi repentino. Do casamento nasceram Nathalie e Jean-Philippe.
Em 1968, partiu para a carreira solo, inaugurando sua 1ª butique no coração de Saint-Germain-de-Près local sofisticado onde já estavam instaladas célebres maisons de haute-couture. Logo, Sonia aderiu ao grupo do prêt-à-porter, destacando-se Pierre Cardin, Jean Paul Gaultier, Paco Rabanne, Yves Saint Laurent etc. Além da moda, ela investiu em decoração de interior em hotéis de Paris, como: Hotel De Deux Continents, Hotel Madison , Hotel Relais Saint Sulpice, Hotel Lutetia, Sofitel Paris e outros.
Assim que Sonia começou a construir o seu império, a filha Nathalie juntou-se aos negòcios da empresa. Seguiu com estilo bacana e despojado da mãe com seus belos sweaters e roupas idem . Já em 1978, a grife lançou seu 1º perfume: Sonia Rykiel . Depois vieram muitos outros: Lhe Pull, Belle en Rykiel, Rykiel Woman Hot, The Smell Good Septième Sens, Rykiel Homme, Rykiel Rose (cuja imagem é o rosto da filha Nathalie) e outros.
Desde o final dos anos 1990 Sonia Rykiel já sofria do Mal de Parkinson, em silêncio, sem alardear. Conseguiu relatar isso no livro que escreveu e lançou em 2012: Noubliez pas que je joue. E escreveu outros 5 livros:
Em 1979: Et je la voudrais nue
Em 1998: Paris sur le pas de Sonia Rykiel
Em 2005: Célébration
Em 2005: L'Envers a l'Endroit
Em 2011: Dictionnaire Déglingué
O cineasta Robert Altman inspirou-se em Sonia para filmar em 1994, a deliciosa comédia "Prêt-à-Porter," onde narrava o mundo da moda na temporada dos desfiles , em Paris. A intérprete de Sonia foi a sempre bela atriz francesa Annouk Aimée. Altman foi muito feliz em juntar Sophia Loren, Marcello Mastroiani, Lauren Bacall, Julia Roberts e outros mais .
Um novo conceito de loja foi apresentado em 2015, na flagship de Paris, numa transfomação única . Uma biblioteca com mais de 40 mil livros serve de pano de fundo na decoração. Além do estoque das belas indumentárias, acessórios e perfumes, podemos destacar também um agradável Café. Tudo isto se repete na Maison de Londres. A charmosa e jovem estilista Julie de Libran (ex-Miuccia Prada e ex-Louis Vuitton , ao lado de Marc Jacobs) é, desde 2014, a diretora artística da marca Sonia Rykiel . Já entrou chamando a atenção no seu 1º desfile mostrando a que veio: insistir no antigo glamour e rejuvenecendo tanto vestidos "prontos-para-usar," como vestidos para noite, jeans e macacões .
Sonia Rykiel faleceu em sua casa em Paris, aos 86 anos, na manhã de 25.08.2016.
Fonte: Architectural Digest americana (Out/1994), Vogue Brasil /2016 e Internet.
Sonia Rykiel
Pierre Cardin, Jean Paul Gaultier, Sonia e
Paco Rabanne
Sonia e Saint Laurent
Sam Rykiel
Nathalie e o perfume
Maison em Paris
Interior da Maison
alguns trajes de Sonia
Julie de Libran
Sonia Rykiel
Rykiel Woman Hot
Rykiel Homme Grey
Le Parfum
The Smell Good...
![]() |
Belle en Rykiel |