ELIZABETH ARDEN - Batizada como Florence Nightingale Graham, nasceu em Woodbridge, Ontário, no Canadá em 31.12.1884. Seu pai era escocês e sua mãe inglesa. Florence era a mais nova de cinco filhos e ficou órfã de mãe aos seis anos. Apesar de viverem com dificuldades, ela conseguiu se formar em Enfermagem, mas não era o que gostaria de seguir. Em 1908, trocou o Canadá por Nova York para ficar junto do irmão William . Lá , conseguiu um trabalho como secretária numa firma londrina de cosméticos. Aprendeu o básico sobre tratamento de pele , massagem corporal e facial e como fazer cosméticos.
Em 1910, decidiu abrir seu primeiro salão de beleza, na 5ª Avenida. Ela pediu US$6.000 emprestados a um parente, o que foi quitado em poucos meses. O negócio cresceu ràpidamente e a primeira filial foi aberta em Washington D.C. , em 1914. Nesse mesmo ano , a ruiva Florence casou-se com o banqueiro americano Thomas Jenkins Lewis que lhe deu a cidadania americana. O casamento durou até 1934, quando se divorciaram. Ela tornou a casar-se em 1942 com o russo naturalizado americano Prince Michael Evlanoff, porém se divorciaram após dois anos.
Na época em que o uso de maquiagem era mal visto nos EUA, esse era o mercado em alta na França. Era o tempo da Belle Époque (que iniciou em 1871 até a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914) onde as mulheres já brilhavam com sua maquiagem perfeita. Isso alertou a visionária Florence que logo rumou para a capital francesa. Vibrou com tantos tipos de produtos e cores as mais incríveis. Retornou a Nova York com infinitas idéias. Contratou quimicos que criaram cremes faciais suaves,fluidos e com aromas agradáveis. Naquela época, os cremes eram desenvolvidos com produtos à base de petrôleo , oleosos e com péssimo odor. Foi um pulo partir para invenções novas de todo tipo de cosmético e maquilagem. Fora que se jogou de cabeça em inovadoras campanhas publicitárias.
Despontou como uma das mulheres mais ricas do mundo com um império na indústria da cosmética . Foi mesmo a paixão que a envolveu nesse caminho, tendo sido considerada pioneira nesse universo, a nivel internacional. Sua ambição a fêz abrir o salão principal com spa de luxo em 1920 num predio da 5ª Avenida, de Nova York, cujo nome ainda é Red Door, em sociedade com Elizabeth Hubbard, bela atriz americana nascida em Kiew , na Ucrânia, o que durou pouco tempo. Foi nesse período que Florence se transformou em Elizabeth Arden (homenagem a ex-sócia e ao poema "Enoch Arden," de Tennyson). Expandiu seus salões para 100 lojas e vários spas de luxo.
Os perfumes de Elizabeth Arden chegam a 70 itens. Muitos deles levaram o carimbo de Baccarat e Verreries Brosse. O 1° foi Blue Grass num frasco belissímo lançado em 1934. Outras fragrâncias foram: Cyclamen (1938), It's You (1939), On Dit (1945), Mémoire Chérie (1949). Passion (1989) e White Diamonds (1991) levaram a assinatura da inesquecível e belíssima atriz Elizabeth Taylor (1932-2011). Por último, surgiram: 5th Avenue, Mediterranean, Red Door, Green Tea Scent, Green Tea Cherry Blossom, Sunflowers e Provocative Woman (ganhei todos estes últimos - todos cheios ! da minha irmã Gláucia). Em 1962, o Governo Francês homenageou Elizabeth Arden com a "Légion d'Honneur." Elizabeth faleceu em 18/10/1966.
Fonte: livro:Commercial Perfume Bottles e Internet
Florence/ Elizabeth Arden
Elizabeth Hubbard
Salão Red Door N.York
Campanha linha Blue Grass
Campanha de It's You
Blue Grass
It's You
On Dit
Mémoire Chérie
Passion
White Diamonds
Mediterranean
Red Door
5th Avenue
Cabriole
Provocative Woman
quinta-feira, 29 de junho de 2017
segunda-feira, 19 de junho de 2017
GUCCI - A tradicional grife, sofisticada e prestes a se tornar centenária foi fundada em 1921, na bela Florença, na Itália, por Guccio Gucci (1881-1953). Sua familia era humilde e esse jovem começou a trabalhar como carregador de bagagens dos hóspedes em hoteis de luxo de Londres e de Paris. Encantou-se com o requinte dessas bagagens e passou a sonhar com a idéia de um dia criar aqueles mesmos produtos. Acreditando no gabarito dos artesãos florentinos em trabalhar com peças de couro de qualidade, Guccio retornou à a sua terra natal totalmente decidido a concretizar seu sonho: abrir um pequeno atelier onde pudesse criar artigos de couro artesanalmente com perfeitíssimo acabamento e que durassem a vida tôda. Surgiram então malas,baús e bolsas. De início, já conquistou tôda Europa e a aristocracia italiana, especialmente dos amantes do mundo equestre. Logo se encantaram com o "horsebit," o simbolo criado para a marca, o qual foi inspirado na selaria dos cavalos. Êsse sucesso durou atá a chegada da Segunda Guerra Mundial que, além da tragédia, levou à escassez do couro.
Guccio Gucci
Atelier criado em 1921-Florença
Bolsa Jackie
Gucci Paris
Gucci São Paulo
Junto dos filhos Aldo , Vasco e Rodolfo, Guccio adicionou artigos como calçados (seus incríveis e tão desejados mocassins -com os "horsebits"!) e diversos acessórios. Com essa união familiar, abriram lojas em Milão e Roma e mais outras em Florença. Em 1953, Aldo e Rodolfo criaram butiques em Nova York. Nos anos 1970, relôgios, jóias e óculos foram adicionados aos produtos já existentes.
Fragrâncias. Estas surgiram mais tarde com frascos elegantes e aromas muito bons: Gucci, Flora, Gucci Sport, Gucci Guilty, Gucci Première, Gucci Guilty Intense, Guilty Black, Gucci Made to Measured Homme. A logomarca da grife com os GG entrelaçados sigfnica as iniciais de Guccio Gucci.
Em meio à tanta fama, os anos de 1980 chegaram à Casa Italiana marcados por graves problemas entre seus familiares. Maurizio, sobrinho-neto de Guccio assumiu a empresa após a morte do pai, em 1983. Foi o último membro da familia a dirigi-la, porém acabou vendendo-a em 1998 para outra firma em Bahrein, no Golfo Pérsico. Maurizio não teve um final feliz, sendo assassinado a mando da ex-espôsa Patrizia Reggiani.
Os dois últimos diretores criativos da Gucci devolveram vida e brilho à marca: o americano Tom Ford entrou em 1994 ficando por 10 anos, para onde levou uma ousada sensualidade às roupas femininas. Já a última, a bela Frida Giannini (ex-Fendi) preferiu apostar na elegância e no glamour de outrora da Gucci.
Embora Florença tenha muitos e importantes museus, a cidade foi homenageada por um novo museu em setembro de 2011: o Museu Gucci que surgiu para festejar seus 90 anos e, assim, celebrar a história e o patrimônio da tradicional e elegante grife. Uma das idealizadoras deste projeto foi Frida Giannini . Instalado no Palazzo della Mercanzia,na Piazza della Signoria, e construído no séc.XIV. São 4 andares e tem 1,7 mil m2. No térreo há a exposição permanente denominada "Valigeria e Articoli da Viaggio, " exibindo os primeiros produtos criados por Guccio Gucci: malas, baús, bolsas e todos acessórios de viagem. Outros andares são ocupados por livrarias, café e lojas com icones da marca como: roupas, calçados, lenços e raridades em matéria de reló
gios e jóias. Num outro andar fica o Espaço de Arte Contemporânea e exposição de documentos da logomarca GG e desenhos históricos.
Fonte: Elle Brasil /2011 e Internet
Atelier criado em 1921-Florença
Bolsa Jackie
Gucci Paris
Gucci São Paulo
![]() |
Gucci |
![]() |
Flora |
![]() |
Gucci Guilty |
![]() |
Gucci Bamboo |
![]() |
Gucci Première |
![]() |
Gucci Made to Measured |
![]() |
Museu Gucci- Florença |
Assinar:
Postagens (Atom)