GABRIELLE COCO CHANEL - Quem aprecia o belo sabe do bom-gosto e da extrema criatividade dessa mulher que, já no começo do sec.XX, fazia fama primeiro inventando chapéus para logo tornar-se a incrível figura que revolucionou o mundo da moda com suas charmosas e "usáveis" roupas, suas pérolas, suas camélias e, mais tarde, seus perfumes e suas magníficas jóias. Pobre,orfã de mãe, criada por freiras,não se conformando com seu destino e das mulheres de sua época, desafiou a sociedade Francesa com sua personalidade e altivez,frequentando grupos intelectuais. Seu perfumista /colaborador Ernest Beaux criou em 1921 a primeira mais famosa e mais desejada fragrância de todos os tempos Chanel no.5, o no.da sorte dela. Ernest usou 80 ingredientes, entre os quais combinou a rosa-de-maio (extrato raro) com jasmim, aldeído,uma novidade sintética. A simplicidade do vidro com rótulo idem e a escolha de um número para o titulo também chamaram a atenção . Uma extraordinária seleção intitulada "Les Exclusives" foi lançada com inéditas fragrâncias e outras reinterpretações.Foram escolhidos números e simbolos: sua maison, sua 1a. casa de campo, sua villa, sua casa na Riviera Francesa, seu último endereço - na Place Vendôme com seus deslumbrantes biombos
 |
seu apto. no Hotel Ritz |
Coromandel , Gardênia, 31 Rue Cambon, No.18, Bel Respiro, Cuir de Russie, No. 28 La Pausa, No.22, Bois des Îles, Eau de Cologne, Coromandel ,1932. Não posso deixar de citar o delicioso Chanel 19, que significa a data do seu aniversário. Dai em diante,muitos outros surgiram. por causa da Segunda Guerra Mundial, a Maison fechou, reabrindo apenas em 1954. Chanel morreu em 10 de Janeiro de 1971, no lendário Hotel Ritz de Paris, onde viveu por anos.
 |
Les Exclusives |
Gesy, parabéns pelo blog, é incrível!
ResponderExcluirEu que amo história, estou me deleitando com suas informações.
Bjos!
Obrigada, Patricia. Fiquei contentíssima com seu comentário. Na verdade, escreví sobre 80 estilistas/costureiros, desde 2014, qdo lancei o blog viagemolfativa.blogspot.com, onde iniciei com o título: Mensagens Olfativas- O Mundo das Fragrâncias. Depois: Origem da Perfumaria. A seguir: Gesy por Gesy. Por fim: Fragrâncias e seus Criadores, onde mostro um pouco da história de 24 perfumistas/estilistas, onde falo da Chanel. Em 2016 escreví o texto Do Lixo ao Luxo, seguido de Alegre Reminiscência(com histórias pessoais). Depois, falei de outros 29 perfumistas/estilistas. Ficava chateada que quase ninguém lia. Partí para o Facebook, onde postei tudo aquilo. Foi qdo vibrei de alegria com comentários lindos, de amigos e parentes e pessoas que não me conheciam... Aí, comecei a criar outras histórias, como Os mais antigos frascos da Minha Coleção de Perfumes. Postei 49 frascos vintage!, o que fêz muita gente se lembrar da avó, da mãe, e dela prória terem usado. Desculpe, Patrícia, escrevo muito, mas o tema permite, né? Grande abraço de carinho.
ResponderExcluir