sábado, 11 de outubro de 2014

                                    MENSAGENS OLFATIVAS

                                         O MUNDO DAS FRAGRÂNCIAS

                                                              por Gesy Tápias  Dabrowska

Rio de Janeiro, maio de 2008.

. Como guardo incríveis lembranças da minha infância, lá pelo meados dos anos 1950.resolvi contar a principal delas- que é sôbre  Perfumes.  Meu contato íntimo com êles teve início por volta dos meus 8,9 anos de idade .  As fragrâncias absurdamente incríveis que minha mãe usava  me fascinavam.   Acreditem, sinto até hoje algus desses "cheiros."  havia na penteadeira dela, aromas que já mexiam com meu olfato infantil, mas que fui entende-los como os verdadeiros classicos, na adolescência.  Eram êles: Mitsouko e L'Heure Bleue, do Guerlain; Femme, do Rochas;  Joy do Jean Patou;  Bellogia, do Caron, entre outros. 

.  Comecei a trabalhar fora bem  jovem aos 17 anos e, então pude abusar dessa descoberta, desse fetiche, onde fui "apresentada"(com muito orgulho, digo hoje!)  Às mais sensacionais criações de todos os tempos.  Comecei a guardar os frascos vazios por acha-los bonitos, mas nunca havia pensado em coleção.    Até que há pouco tempo tive um estalo de que seria bem  interessante expo-los num local especial.   Afinal a beleza e sofisticação desses infindáveis vidros que já possuo , poderiam colorir minha casa, além de  me darem "joie de vivre" também.   Então, fui experimentando diferentes nuances:  florais, cítricas, orientais, amadeiradas, notas mais suaves ou mais fortes, mas todas marcantes, sedutoras, ousadas, cheias de atitude, personalidade, algumas de "tirar o folego" e, assim, remetendo-me a viagens, a pessoas queridas, a momentos inesquecíveis. 

. Espalhei a novidade na familia, com amigos e conhecidos e fui ganhando muitos outros frascos.  E agora que embarquei nessa, quero dividir com quem tem a mesma curtição.   E investir numa bela troca porque já tenho muitas duplicatas.

. Faço questão de citar as minha 12 fragrâncias preferidas, até hoje:

Rose Cardin (Pierre Cardin)
Shocking (Elsa Shiaparelli)
Calèche (Hermês)

.    
Fracas (Robert Piguet)

2 comentários: