quarta-feira, 5 de outubro de 2016


ANTONIO (NINO) CERRUTI-   O elegantíssimo costureiro e empresário italiano demorou 48 anos para entrar no mundo dos aromas, quando lançou Nino Cerruti pour Homme, em 1978.  Seguiram-se outros, como: Cerruti 1881 pour Homme; Cerruti 1881 Eau D´Été;  Nino Cerruti pour Femme; Cerruti Donna 1881 vintage; L´Essence de Cerruti etc.  
Nasceu em 25.09.1930 em Biella , ao norte da Itália, uma das mais tradicionais regiões texteis do mundo (desde o ano 1300).  E, no coração de Piedmont, fica o Lanificio Fratelli Cerruti, uma imensa fábrica construida em 1881 por três irmãos Cerruti, um deles seu avó Antonio.  A "villa" da familia, datada de 1834, é uma mansão na cor terracota com portas e janelas verde escuro. Há terraços por todo lado com vista para um imenso jardim, cuja menina dos olhos são as belissimas roseiras.  Seu pai comprou essa propriedade para presentear a espôsa, pelo nascimento de Nino, o único filho. 
Aos 10 anos de idade foi incentivado pelo pai a desenhar tecidos. Em 1950, com 20 anos, abandonou os estudos de jornalismo e filosofia para entrar na empresa da família, assim que seu pai Sylvio morreu.  Sete anos mais tarde Cerruti introduziu no mundo da costura o "luxury ready-to-wear," abrindo uma fábrica de roupas masculinas em Milão, onde era o próprio designer. Em 1967, escolheu Paris como seu definitivo headquarters que, num piscar de olhos, viu transformado seu sonho numa luxuosa marca de roupa italiana masculina e também feminina , recebendo o nome Cerruti 1881, uma homenagem à data da fundação da empresa criada pelo avô e dois irmãos dele.  O grande costureiro sempre soube conciliar tradição e modernidade. Criou também jóias, roupas infantis, mobiliário, malas e outros acessórios de couro.
Começou a colaborar com o cinema nos anos 1980, desenhando roupas para muitos filmes: Wall Street, Uma Linda Mulher, Proposta Indecente e muitos outros.  E assim,foi um dos costureiros favoritos dos maiores astros e estrelas desse meio.  Em 1994, foi escolhido designer oficial da Scuderia Ferrari. 
Em 2002, a coleção primavera/verão Européia marcou o fim da maison, sob a direção de Nino Cerruti.  Nessa época o estilista, discretamente, deixa sua grife para apenas administrar os negócios da familia na Italia, onde reside até hoje. Lá, êle relaxa fazendo caminhadas no seu imenso e magnífico jardim. A marca Nino Cerruti foi vendida em 2005.

                                                   
                                               Nino Cerruti
                                         Maison Cerruti em Paris
                                          Lanificio Fratelli Cerruti

                                       "villa" do Cerruti

                                            Cerruti 1881 pour Femme


                                           L´Essence de Cerruti

Cerruti 1881  Eau d´Eté







Nenhum comentário:

Postar um comentário