terça-feira, 4 de abril de 2017

Valentino Garavani -  Há mais de cinco décadas ele é conhecido como um dos mais respeitados mestres da alta-costura Italiana . Discreto e elegante, sempre levou para as passarelas os trajes mais bonitos de todos os tempos.  Nasceu em 11.05.1932 em Voghera, ao norte de Milão, sendo batizado como Valentino Clemente Ludovico Garavani. Ainda criança , ja adorava desenhar vestidos.  Adolescente, em 1950, mudou-se para Paris, a fim de estudar na tradicional Câmara Sindical de Alta-Costura. Ficou em 1º lugar num concurso de estilismo e logo se viu contratado  para trabalhar no atelier de Jean Dessès , ao lado do já famoso Guy Laroche.  
Anos mais tarde, de volta à Itália , abre sua própria loja em Roma na Via Condotti, apoiado financeiramente pelo pai. Mostrou então, sua 1ª coleção de roupas femininas com um desfile de 120 modelos, quando inaugurou  sua logomarca:  o "V" de Valentino . Um sucesso! Mas, foi no final dos  anos 1960, ao conhecer o também  elegante empresário Giancarlo Giammetti, é que sua  expansão internacional  tornou-se possível .
Transformaram-se em sócios e companheiros até hoje.  
Além de roupas femininas e masculinas , acessórios e objetos de casa , surgiu a perfumaria .  Em 1978 , a grife lançou seu 1º perfume:  "Valentino," em noite de gala no teatro Champs Elysées em Paris. Surgiram depois : Valentina, Valentina Pink, Valentino Uomo, Valentino Absolu , Valentino Donna, Rock'n Dreams e outros. 
Para marcar os 45 anos da marca, aconteceu em Roma em julho de 2007, um desfile com presenças top internacionais  - especialmente da sua clientela cativa.   Um mega evento se esticou por três dias por lugares incríveis da capital Italiana com selecionada retrospectiva dos trabalhos do estilista.  Vale frisar que Valentino nunca se separou da sua venerada "Roma Eterna,"  visto que mantêve o atelier-sede e seus escritórios no mesmo prédio histórico construído em 1575 na Piazza Mignanelli  bem próxima da icônica escadaria da Piazza di Spagna.  
Uma de suas mais incríveis coleções, no entanto, foi a Red Valentino com sofisticados  trajes em majestosos tecidos, na sua cor predileta, em 30 reproduções. Apresentada em 23.01.2008 nos jardins do Museu Rodin, em Paris, para 800 convidados.  Aplaudido de pé!   Foi assim o inesperado anúncio de sua aposentadoria...
Relações Públicas da grife durante 30 anos, o brasileiro Cacá de Souza (ex-modelo internacional , belo e culto )  é desde 2010 seu embaixador mundial.  Dentre suas modelos /musas tambem circularam duas belas brasileiras: Dalma Callado e Betty Lago,entre os anos 1960 e 1980.
Valentino levou o refinado gôsto pela moda para suas cinco moradas:  em Roma,Paris, Gstaad,Londres e Nova York (aqui é onde está a base da label ). 
Um presente para admiradores, clientes e estudantes de moda de todo planeta, foi a  inauguração do Museu Virtual Valentino Garavani.  Os novos diretores criativos da marca, Maria Grazia Chiuri e Pierpaulo Piccioli criaram o livro  "Valentino: Objects of Couture" com fotos de David Bailey e Duane Michals, pela editora Rizzoli. 

Fonte:  Vogue America e Vogue Brasil dez./2013  e Internet.

                                                             Valentino Garavani

                                                  Giancarlo &  Valentino

                                            Atelier - Sede  em  Roma

                                                 Maison  em  Paris

                                                   Cacá embaixador da Maison
Valentino

                                                                 Valentina
Valentina Pink

Valentino Uomo

                                                            Valentino  Absolu 

Valentina Oud  Assolu

Nenhum comentário:

Postar um comentário