segunda-feira, 19 de junho de 2017

GUCCI -   A tradicional grife, sofisticada e prestes a se tornar centenária foi fundada em 1921, na bela Florença, na Itália, por Guccio Gucci (1881-1953). Sua familia era humilde e esse jovem começou a trabalhar como carregador de bagagens dos hóspedes em hoteis de luxo de Londres e de Paris.  Encantou-se com o requinte dessas bagagens e passou a sonhar com a idéia de um dia criar aqueles mesmos produtos.  Acreditando no gabarito dos artesãos florentinos em trabalhar com peças de couro de qualidade, Guccio retornou à a sua terra natal totalmente decidido a concretizar seu sonho: abrir um pequeno atelier onde pudesse criar artigos de couro artesanalmente com perfeitíssimo acabamento e que durassem a vida tôda.  Surgiram então malas,baús e bolsas.  De início, já conquistou tôda  Europa e a aristocracia italiana, especialmente dos amantes do mundo equestre. Logo se encantaram com o "horsebit," o simbolo criado para a marca, o qual foi inspirado na selaria dos cavalos. Êsse sucesso durou atá a chegada da Segunda Guerra Mundial que, além da tragédia, levou à escassez do couro. 
Junto dos filhos Aldo , Vasco e Rodolfo, Guccio adicionou artigos como calçados (seus incríveis e tão desejados mocassins  -com os "horsebits"!) e diversos acessórios. Com essa união familiar, abriram lojas em Milão e Roma e mais outras em Florença.  Em 1953, Aldo e Rodolfo criaram butiques em Nova York.  Nos anos 1970, relôgios, jóias e óculos foram adicionados aos produtos já existentes.
Fragrâncias. Estas surgiram mais tarde com frascos elegantes e aromas muito bons: Gucci, Flora, Gucci Sport, Gucci Guilty, Gucci Première, Gucci Guilty Intense, Guilty Black, Gucci Made to Measured  Homme.   A logomarca da grife com os GG entrelaçados sigfnica as iniciais de Guccio Gucci.
Em meio à tanta fama, os anos de 1980 chegaram à Casa Italiana marcados por graves problemas entre seus familiares.  Maurizio, sobrinho-neto de Guccio assumiu a empresa após a morte do pai, em 1983. Foi o último membro da familia a dirigi-la, porém acabou vendendo-a em 1998 para outra firma em Bahrein, no Golfo Pérsico.  Maurizio não teve um final feliz, sendo assassinado a mando da ex-espôsa Patrizia Reggiani.  
Os dois últimos diretores criativos da Gucci devolveram vida e brilho à marca:  o americano Tom Ford entrou em 1994 ficando por 10 anos, para onde levou uma ousada sensualidade às roupas femininas.  Já a última, a bela Frida Giannini (ex-Fendi) preferiu apostar na elegância e no glamour de outrora  da Gucci. 
Embora Florença tenha muitos e importantes museus, a cidade foi homenageada por um novo museu em setembro de 2011:  o Museu Gucci que surgiu para festejar seus 90 anos e, assim, celebrar a história e o patrimônio da tradicional e elegante grife.  Uma das idealizadoras deste projeto foi Frida Giannini . Instalado no Palazzo della Mercanzia,na Piazza della Signoria, e construído no  séc.XIV.  São 4 andares e tem 1,7 mil m2.  No térreo há a exposição permanente denominada "Valigeria e Articoli da Viaggio, "  exibindo os primeiros produtos criados por Guccio Gucci: malas, baús, bolsas e todos acessórios de viagem.  Outros andares são ocupados por livrarias, café e lojas com icones da marca como: roupas, calçados, lenços e raridades em matéria de reló
gios e jóias. Num outro andar fica o Espaço de Arte Contemporânea  e exposição de documentos da logomarca GG e desenhos históricos.
     Fonte: Elle Brasil /2011  e Internet

                                                             Guccio Gucci

                                                 Atelier criado em 1921-Florença

                                                             Bolsa  Jackie

                                                             Gucci  Paris

                                                                Gucci São Paulo
Gucci

 Flora

Gucci  Guilty

Gucci Bamboo



Gucci Première

Gucci Made to Measured

Museu Gucci- Florença

Nenhum comentário:

Postar um comentário