terça-feira, 1 de agosto de 2017

SONIA RYKIEL-  " La Reine du Tricot." Assim foi aclamada pelo Women's Wear Daily-WWD, jornal americano, tido como a bíblia da indústria da moda, quando a estilista surgiu na década de 1960  com seus trajes descomplicados, mas sexies, em malha colorida ou com suas famosas listras.  E seus criativos e jovens tricôs! 
A ruivíssima Sonia foi batizada como Sonia Flis.  Nasceu em Neuilly-sur-Seine, na França, em 25.05.1930.  De origem judaica, seu pai era relojoeiro, nascido na Romênia e sua mãe era Russa. Sonia era a mais velha dos 5 filhos do casal . Na juventude, já era intelectualizada com a paixão pelos livros e por museus.  Tinha como amigos, escritores,filósofos e cineastas.  Porém, seu casamento em 1953 com Sam Rykiel , mudou o rumo de sua vida. Começou a trabalhar com moda na loja "Laura," do marido,onde pôde lançar seus tricôs , cujo sucesso foi repentino.  Do casamento nasceram Nathalie e Jean-Philippe.
Em 1968, partiu para a carreira solo, inaugurando sua 1ª butique  no coração de Saint-Germain-de-Près local sofisticado onde já estavam instaladas célebres maisons  de haute-couture.  Logo, Sonia aderiu ao grupo do prêt-à-porter, destacando-se Pierre Cardin, Jean Paul Gaultier, Paco Rabanne, Yves Saint Laurent etc.  Além da moda, ela investiu em decoração de interior em hotéis de Paris, como:  Hotel De Deux Continents, Hotel Madison , Hotel Relais Saint Sulpice, Hotel Lutetia, Sofitel Paris e outros. 
Assim que Sonia começou a construir o seu império, a filha Nathalie juntou-se aos negòcios da empresa.  Seguiu com estilo bacana e despojado da mãe com seus belos sweaters e roupas idem .  Já em 1978, a grife lançou seu 1º perfume: Sonia Rykiel . Depois vieram muitos outros:  Lhe Pull, Belle en Rykiel, Rykiel Woman Hot, The Smell Good Septième Sens, Rykiel Homme, Rykiel Rose (cuja imagem é o rosto da filha Nathalie) e outros.
Desde o final dos anos 1990 Sonia Rykiel  já sofria do Mal de Parkinson, em silêncio, sem alardear. Conseguiu relatar isso no livro que escreveu e lançou em 2012:  Noubliez pas que je joue.  E escreveu outros 5 livros: 
Em 1979: Et je la  voudrais nue 
Em  1998:  Paris sur le pas de Sonia Rykiel
Em  2005:  Célébration
Em  2005:  L'Envers a l'Endroit
Em  2011:  Dictionnaire  Déglingué
O cineasta Robert Altman inspirou-se em Sonia para filmar em 1994, a deliciosa comédia  "Prêt-à-Porter," onde narrava o mundo da moda na temporada dos desfiles , em Paris. A intérprete de Sonia foi a sempre bela atriz francesa Annouk Aimée.  Altman foi muito feliz em juntar Sophia Loren, Marcello Mastroiani, Lauren Bacall, Julia Roberts e outros mais . 
Um novo conceito de loja foi apresentado em 2015, na flagship de Paris, numa transfomação única . Uma biblioteca com mais de 40 mil livros serve de pano de fundo na decoração. Além do estoque das belas indumentárias, acessórios e perfumes, podemos destacar também um agradável Café.  Tudo isto se repete na Maison de Londres. A charmosa e jovem estilista Julie de Libran (ex-Miuccia Prada e ex-Louis Vuitton , ao lado de Marc Jacobs) é, desde 2014, a diretora artística da marca Sonia Rykiel . Já entrou chamando a atenção no seu 1º desfile mostrando  a que veio: insistir no antigo glamour e rejuvenecendo tanto vestidos "prontos-para-usar," como vestidos para noite, jeans e macacões . 
Sonia Rykiel faleceu em sua casa em Paris, aos 86 anos, na manhã de 25.08.2016.

Fonte:  Architectural Digest americana (Out/1994), Vogue Brasil /2016 e Internet.

                                                              Sonia Rykiel

                                        Pierre Cardin, Jean Paul Gaultier, Sonia  e 
                                                               Paco Rabanne

                                                      Sonia e Saint Laurent

                                                         Sam Rykiel

                                                   Nathalie  e o perfume

                                                   Maison  em  Paris

                                                  Interior  da Maison

                                                     alguns trajes de Sonia

                                                          Julie de Libran

                                                             Sonia Rykiel

                                                        Rykiel Woman Hot
                                                            Rykiel Homme Grey

                                                           Le Parfum

                                                       The  Smell  Good...

Belle en Rykiel


Nenhum comentário:

Postar um comentário