terça-feira, 16 de maio de 2017

ANDRÉ COURRÈGES - Há  pouco mais de um ano, em o8.01.2016 , um dos estilistas que revolucionaram a moda jovem e despojada dos anos 1960 deixou-nos, ao 92 anos . 
André Courrèges nasceu em Neuilly-sur-Seine, na França em 09.03.1923, mudando-se para Paris em 1945.  Formou-se em Engenharia civil na L'École des Ponts et Chaussés, mas seguiu  seu caminho profissional como designer de moda.  
Trabalhou por 11anos com o "mestre" espanhol Balenciaga, com o qual aprendeu a técnica da modelagem e do corte.  Em 1961, inaugurou sua própria Maison de Couture, quando pôde mostrar seu tão original vestuário.  Considerado inovador, na coleção de verão de 1964 denominada "Revolução Courrèges," ele tratou de subir 15cm. o comprimento das saias, a partir dos joelhos.   O tema do desfile têve forte influência na arquitetura e no futurismo, o que trazia idéias tecnológicas pensando nas viagens espaciais , exibindo manequins  lunares vestidas de branco e prata e botas brancas sem salto, curtas ou longas, feitas de plástico.
Em 1970, diversificando seus produtos, o costureiro passou a criar roupas masculinas, acessórios , móveis, pranchas de surf e perfumes.   Lançou em 1971, a 1ª fragrância: Empreinte (êste, é o único frasco da marca que tenho em minha coleção! ).  Depois criou Courrèges Blanc , Courrèges in Blue, Courrèges Rose, Courrèges Eau, Courrèges La Fille de L'Air e  Eau Hyper Fraîche. 
Convidado a apresentar um desfile beneficente no Brasil em 1972, êle disse: " Não venho ao Brasil sòmente para mostrar minhas coleções . Venho encontrar o sol, o mar e a cor que tentei achar nas viagens matinais sobre um mapa-mundi."   Retornou ao nosso país mais duas vêzes , em 1982 e 1983.
Há quem discute até hoje no mundo fashion, quanto ao inventor da minissaia no ano de 1964. Isto porque naquele mesmo ano, uma jovem inglesa de cabelos pretos, curtos e de franjinha chamada Mary Quant , radicalizou desenhando suas saias com "apenas" 30 centimetros de comprimento. Eram usadas com justíssimas blusas , botas e meias para o frio londrino.  Ela foi quem difundiu e popularizou as minissaias e os mini vestidos tubinhos.  Abriu 150 filiais na Inglaterra, 320 nos EUA e mais outras lojas mundo afora.   Em 1966, a Rainha Elizabeth II condecorou Mary Quant com a Ordem do Império Britànico a qual compareceu de minissaia para receber o prèmio.  Mary Quant, aos 60 anos - em 1994, ao lançar acessórios e cosméticos, disse:  "É para que ninguem me esqueça." Criou os  perfumes: Havoc (1970). Love Token, Love Struck e Pure Mischief. 
     Fonte: Internet.                                                                    
                                                                       
                                                                                      Courrèges e esposa

                                                                Maison Courrèges,Paris

                                                             Ttajes futuristas

                                                      Minissaias e com  Twiggy
Empreinte

                                                               Courreges  in blue

                                                                  La Fille  de L'Air

Eau Hyper Fraîche

                                                                A jovem  Mary Quant


                                                           Boutique  em Londres

                                                                Estilo  Mary Quant


                                                                      Havoc


                                                            Pure  Mischief



Nenhum comentário:

Postar um comentário