domingo, 21 de maio de 2017


PAUL POIRET -  Filho de um comerciante de relógios, êle  nasceu em Paris em 08.04.1879.   Desde criança seu hobby era desenhar vestidos.  Aos 12 anos, vendeu seus desenhos para madame Madeleine Chéruit, da Casa Roudnitz Soeurs.  Aos  20 anos, em 1899, juntou-se à Doucet (1853-1929) e, logo a seguir, à Worth (1825-1895) como aprendiz de costureiro em ambas renomadas maisons.  Mas, o "Gênio do Desenho," irrequieto que era , vendeu croquis seus para outras conceituadas lojas: Redfern e Maggy Rouff. 
Em 1903,  com 24 anos, inaugura seu próprio "Salão de Costura," ajudado por sua mãe com 50 mil francos.  Onde? numa rua onde nada existia  e que êle práticamente fundou. Hoje, a famosa avenue Montaigne está repleta de sofisticadas boutiques, mas o único vestígio de Paul Poiret é uma Estrela com seu nome no chão da avenida, bem defronte a outras grandes maisons que nasceram muito depois da sua. Há,sim, algumas exposições em museus onde pode-se ler: "Rei da Moda."
Considerado já no início do séc XX figura multifacetada e sendo o mais influente costureiro da França, na década precedente ao estouro da Primeira Guerra Mundial em 1914, mesmo tendo seus negócios expandidos, têve que fechar suas portas, só reabrindo-as em 1918.  Aí, tornou-se inovador com seu estilo exótico, libertando as mulheres dos espartilhos, usando tecidos luxuosos em seus trajes, cujas criações vanguardistas deram-lhe todo o diferencial.  Construia suas referências com um olhar rebuscado no Ballet Russo, no Orientalismo e na Arte Africana.  
E mais: êle já enxergava o poder das relações públicas e do marketing, atraindo clientes do mais alto poder aquisitivo do planeta , transformando-os em amigos.  Exemplo disto eram as festas elegantíssimas em sua mansão no Faubourg Saint-Honoré .  Lá , vivia com a esposa Denise (sua modelo e musa) , 5 filhos, a mãe dêle e 1 governanta cercados da coleção de obras de arte: Matisse , Picasso, Brancusi e Kees Van Dongen.  
Por acreditar numa feliz união entre uma coleção de alta-costura e fragrâncias,em 1911 instalou em sua maison uma seção  só de cosméticos e perfumes, chamados Parfum de Rosine (nome da filha mais velha).  Todos foram criados por Poiret com assistência  de dois perfumistas, sendo que alguns levavam a assinatura de Baccarat e Lalique.  Os aromas eram ricos e intrigantes e a maioria dos deslumbrantes frascos elaborada em Murano , na Itália.  Por sua exigência com as embalagens e até com os anúncios dos produtos, êle próprio desenhava tudo.   Em meados dos anos 1920 a Parfums de Rosine abre loja no n°. 20 da rua 37, em Nova York.
Devido seu lado "interior designer," onde já levava grande fama, abriu outra firma denominada Ateliers Martine (nome de sua 2ª filha).   Era um Estúdio onde Paul e dois sócios criavam tecidos , papéis de parede , móveis, bolsas e sapatos bordados.  No mesmo espaço, funcionava uma Escola que educava meninas de origem modesta, que eram convidadas a expressar suas habilidades artísticas.  
Em 1929, foi declarada ruína total, levando o "Rei da Moda" à falência, forçado a fechar sua Maison e a liquidar todos seus bens.  A descida vertiginosa têve como principal motivo suas nababescas festas, com exagerada ostentação nas indumentárias e nos banquetes, onde figuravam seus bilionários clientes. 
Enquanto sua inimiga Coco Chanel lançava o "pretinho básico," que se tornou eterno, Paul insistia no seu estilo , que logo ficou ultrapassado - pelo exagêro de formas e tecidos.  Denise. sua espôsa, logo o abandonou.  Êle morreu em Cannes em 1944, solitário e absurdamente esquecido . 
Cito alguns dos mais luxuosos perfumes de Paul Poiret, dentre os 18 que criou: Rosine (1911), La Rose e Chez Poiret(1912), Nuit de Chine e Le Minaret(1913), Le Mouchoir de Rosine (1914) , Aladin (1919), Black Tulip (1920).   E Ambre de Venise, Qui Es-Tu?, Mon Peché, La Vierge Folle e Pierrot.

Fonte: Livro "Commercial Perfume Bottles," Architectural Digest (Out/1994) e Internet


 Paul Poiret


Denise, espôsa e musa

Maison em Paris


         
               
                                                                             
                                                                   trajes de Poiret

                                                                    Rosine

                                                                      Aladin
                                                                   Mon Peché
                                                                La Vierge  Folle
                                                                Mabaradjah
                                                                   Le Mouchoir
                                                                          Le Minaret


Nenhum comentário:

Postar um comentário