domingo, 7 de agosto de 2016

CARVEN -  Marie-Louise Carven, mais precisamente Carmen de Tomasso- seu nome de batismo, veio ao mundo em 31.08.1909 na cidade de Châtellerait, norte Poitiers, na França. 
Como ela tinha dificuldade em encontrar roupas para sua pequena estatura de 1.54m, seu maior desafio era criar trajes confortáveis, mas muito elegantes, numa época de pós-Segunda Guerra Mundial.  Foi quando fundou a Casa de Costura Carven na chiquèrrima avenue Foch, em 1945. Na época em que estudou arquitetura na Escola de Belas-Artes de Paris, e que soube escolher a assinatura da Maison:  as conhecidas listras verdes de brancas que usava também nas caixas das fragrâncias que criava e que tanto conhecemos . Pelo menos algumas fragrâncias eu usei entre os anos 70 e 80: as chiques Ma Griffe (1946) e Vétiver (1957).  Daí em diante, surgiu uma infinidade de aromas privilegiados: Robe d'un Soir (1948); Vert et Blanc (1958); Monsieur Carven(1978); 
Madame Carven (1979); Guirlandes(1982);  Vétiver Dry(1988); Carven Homme(1999).
Quando Marie-Louise se casou com o colecionador de antiguidades e vice-presidente da Agfa-Gevaert René Grog, juntos êles doaram uma imensa coleção de objetos de arte do séc. XVIII para o Museu do Louvre.  E em 2001, ela doou todo o acêrvo da maison Carven para o Museu Galliera, em Paris.
Em 2009, ela completou 100 anos e recebeu do govêrno francês o título de Comendadora da Ordem Nacional da Legião de Honra.  Em 08.06.2015 ela morreu de causa natural, aos 105 anos, em Paris.

                                                                    Marie-Louise

                                                                   Maison Carven, Paris

                                                                 Madame Carven

                                                                           Ma Griffe

Vétiver

                                                              Monsieur Carven

                                                                         Robe d'un Soir
                                                                           Vert et  Blanc

Nenhum comentário:

Postar um comentário