domingo, 7 de agosto de 2016

CRISTÓBAL BALENCIAGA -   Em 21.01.1895, nascia em Guetaria, região Basca da Espanha a criança de familia pobre, cujo pai era pescador, e a mãe costureira. Com apenas 12 anos de idade desenhou, pela 1ª vez, um vestido e que, por sua vez foi para a marquesa de Casa Torres. Impressionada por sua habilidade, foi ela que o incentivou a seguir a carreira de estilista.  Antes de abrir uma loja, inteligentemente ele estagiou num atelier de alfaiate, o que o ajudou a ser exigente e perfeccionista no futuro.  
Em 1919 aos 24 anos, abriu a Maison Balenciaga em San Sebastian cidade próxima à Guetaria. Costurou para tôda a nata Espanhola e teve a chance de inaugurar também sua loja em Madri e Barcelona. Por causa da Guerra Civil Espanhola, foi obrigado a fecha-las. Ai é que se mudou para Paris em 1937, abrindo logo se atelier e apresentando sua 1ª coleção de roupas femininas. Sua fama correu longe. Era considerado"o arquiteto da costura."  Foi dos poucos estilistas a desenhar roupas para o cinema, em mais de 20 filmes.  Por seu estilo clássico, elegante e impecável foi eleito o Modista Espanhol mais importante da história.  No final dos anos 40, mais precisamente em 1947, lançou o perfume Le Dix- um clássico;  e logo surgiram muitos outros, como: La Fuite des Heures, em 1949. Criou também Cristóbal, Cristóbal Balenciaga, Portos, Quadrille, Talisman, Florabotanica  etc.
Balenciaga criou os estilos "Tonneau," em 1942; vestido-balão, em 1955 e nos anos seguintes , o vestido-túnica, vestido-saco,vestido-chemise e a linha império.
O solitário e muito reservado estilista odiava qualquer invasão pública de sua privacidade. Raramente posava para fotógrafos, nem dava entrevista. Sua publicidade vinha de suas bilionárias clientes através do mundo.  Tinha, além do elegante apartamento de Paris, uma casa de campo em Faye aux Loges, perto de Orléans, que ele batizou como La Reynerie.  Só levava para lá seus poucos amigos. Em ambas moradias, a decoração era elegante , sóbria e cheia de obras de arte que ele tanto amava. 
Aposentou-se em 1968 e fechou sua maison em Paris. Faleceu em Javia, na costa espanhola do Mediterrâneo aos 77 anos , em 23.3.1972. 
O elegante Hubert de Givenchy, seu ex-discípulo, assim o descreveu: "simples,modesto e refinado" e "ele é tão honesto como amigo, quanto como profissional."  O também mestre da alta-costura Christian Dior, aplaudia Balenciaga como: "Master of us all." sua virtuosidade não passava despercebida nem por rivais como Coco Chanel que declarou publicamente:"Balenciaga sòzinho é um costureiro no mais amplo sentido da palavra. Só êle é capaz de cortar, moldar uma criação e costura-la à mão. Todos os outros são simplesmente desenhistas de moda." 
Fonte; Architectural Digest americana de out. 1994 e Internet.

                                                                    Balenciaga 

                                                               Maison em Paris

                                                                               Le Dix

                                                                         Quarille

                                                                    Cristóbal
Balenciaga

                                                                     La Fuite des Heures

                                                                      Florabotanica

Nenhum comentário:

Postar um comentário